O mergulho no rio Doce
Multiplicar o olhar sobre o mesmo rio não é uma tarefa fácil. Para este desafio a Fundação Renova contou com a parceria da cooperação técnica da UNESCO.
No âmbito do projeto “Construção da Paz e do Diálogo nas Ações da Fundação Renova” foi mobilizada uma equipe técnica multidisciplinar de 11 consultores.
Marcada pela diversidade e disposição para mergulhar de cabeça no rio Doce, a equipe trabalhou em conjunto de Outubro de 2019 a Setembro de 2020. Foi realizado um diagnóstico socioeconômico, ambiental, cultural e político da região atravessada pelo rio Doce, bem como mapeamentos in loco, escutas ativas e a identificação e análise das paisagens.
A etapa de diagnóstico contemplou todo o território de influência do rio Doce, configurado por 49 municípios localizados entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Um retrato das características gerais do território pode ser acessado na subseção “Território em dados”.
Em função da pandemia da COVID-19 que paralisou o mundo em 2020, a identificação das paisagens foi realizada somente para a região da Foz do rio Doce e do Litoral Capixaba. Os estudos técnicos que apresentam a caracterização do território influenciado pelo rio Doce e a análise das paisagens identificadas na foz, estão disponíveis para download aqui!